sábado, 1 de outubro de 2011

Jantar da sexta

Bonsoir, mes amis!
Hoje eu estava conversando com uma colega no trabalho sobre o Bardolino, um restaurante joinha no centro de Ubatuba onde já provei óóóóótemos pratos com frutos do mar. Lembrei que tinha alguma coisa no congelador (vá lá, frutos do mar frescos são muuuito melhores, mas quem não tem cão caça com gato) e fiquei com vontade de cozinhar. Lembrei também que tinha uns vinhos brancos para acompanhar, afinal, o tempo quente de hoje e o prato pediam algo mais refrescante.
Passei no mercado e comprei umas coisinhas que faltavam para preparar um risotto.
Cheguei em casa, escolhi um Virtude chardonnay da Salton e o coloquei na geladeira, descongelei um punhado de camarão sete barbas, tirei a casca, um punhado de lula, cortei em anéis, 3 ou 4 tentáculos de polvo, cortei em cubos. Alguns camarões rosa grandes salgados e passados na manteiga para decorar o prato depois.
Coloquei meia cebola e 3 dentes de alho para refogar no azeite, depois acrescentei na panela uma xícara de arroz arbóreo para fritar; enquanto isso, refogava em manteiga os camarões, depois a lula e o polvo em uma frigideira à parte, com sal, pimenta-do-reino e herbes-de-provence.
Acrescentei uma taça grande de vinho branco no arroz, deixei reduzir e depois acresceentei caldo de legumes em fogo médio para cozinhar. Quando o arroz já estava al dente, mas ainda com um pouco de caldo, misturei os frutos do mar refogados, um pouco de salsa, queijo parmesão ralado e uma colher de manteiga.


Ficou uma delícia!
E combinou perfeitamente com o Salton Chardonnay, que é um vinho, no mínimo, intrigante, se falando de um branco nacional. O primeiro nariz mostra fruta cítrica, maçã verde, e a gente espera na boca um vinho mais ácido e "crocante". Mas depois vem o aroma do carvalho, trazendo também amêndoa, avelã... o final é surpreendente. Realmente é muito bom este vinho. agora preciso descobrir outros pratos para acompanhá-lo bem. E depois de tudo isso ainda consegui escrever esse post...
Ah! E como sobremesa preparei ua créme brulée. Mas isso já é assunto para outra ocasião.
Santé! Au revoir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já que você suportou ler até aqui, por favor deixe sua impressão, comentário, sugestão, palpite, imprecação...