domingo, 21 de agosto de 2011

Em Contagem Regressiva


Acabamos de preparar as malas para viajar novamente à Europa. Comentei com meus amigos que estou ansioso desta vez, das outras não estivera - "é que agora você já conhece bem, então sente saudades...". Pois é. E sempre que bate essa saudadezinha, esta nostalgia, vamos correndo ao baú das fotos... tão bacana a viagem do ano passado! A passagem pela Espanha, depois pelo sul da França, Bordeaux e, por úlitmo, Paris. As boas garrafas de cava bebidas em Barcelona, os corbières, cahors e blanquettes de Limoux em Carcassonne, os bordeaux... não vejo mesmo a hora que isso se repita! E desta vez (se Deus quiser!) serão barolos, barbarescos, borgonhas e champanhes! Affff!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Le début



Voltando no tempo, ao ano de 2009. Fevereiro, inverno no hemisfério norte.
À uma hora e meia de carro de Paris, uma região inóspita nos recebia. Longos campos cobertos de vinhas adormecidas, cobertos pela geada. O verglas (gelo na pista) e a neblina exigiam cuidado na viagem através das routes nacionales, mas chegamos bem à Reims, na região de Champagne. Depois fomos à Épernay.
Esta seria a minha primeira viagem de caráter "enoturístico" (na verdade, há muitos anos eu visitara a Serra Gaúcha, mas ainda não era um entusiasta do assunto).
E hoje, que estou prestes a voltar a ter o prazer de apreciar esta paisagem - mas desta vez muito mais verde e viva, em plena época da colheita - me bateu a nostalgia de ver umas fotos e relembrar os bons momentos que passamos na Champagne nesta visita de um dia, na qual conhecemos duas das maiores maisons da região - a Möet&Chandon e a Veuve Cliquot - mas isso já é assunto para outros posts.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Salut!

Salut, mes amis!
Tive a idéia de criar este blog para compartilhar com vocês algumas experiências pelas quais passsei. Sou aficcionado por vinhos, embora seja quase ignorante - un novice - sobre o assunto. Só sei que nada sei. Também gosto de viajar, daí algumas experiências relacionadas com o assunto.
Leio alguma coisa, livros, revistas especializadas... mas acho que me falta conversar, trocar idéias. As experiências que tive com palestras, cursos, degustações não me satisfez. Muita pompa e pouco conteúdo. Talvez este blog seja um canal mais legal para uma troca de informações mais sincera e despretensiosa com gente na mesma situação... ou não! Sei lá, vou tentar!
Santé et à bientôt!