quarta-feira, 18 de abril de 2012

Jantar de quarta

Salut, mes amis!
Hoje recebi um e-mail mkt da Ville du Vin que era uma verdadeira indecência: uma foto imensa de um prato de carré de cordeiro, sugerindo um bordeaux para acompanhar... Na hora a boca salivou e as lombrigas reclamaram. Mandei o e-mail pra patroa (só de sacanagem) e o fenômeno se repetiu.
Resultado: saímos do trabalho e passamos no mercado de um amigo, cujo açougue sempre tem carnes ótimas, e saímos de lá com as costeletas de carneiro. Chegando em casa, coloquei as costeletas na churrasqueiras enquanto ela preparava um risotto alla milanese.
Coincidentemente - ou não - no sábado eu havia passado na Cave Jado, pois estou montando uma adeguinha e queria comprar uns vinhos para guardar, ao que lá me recomendaram o bordeaux Côtes de Bourg Château Lamblin Cuvée Hommage 2003. Como eu já havia tomado o Cuvée Thomas 2005 do mesmo produtor (inclusive ainda tinha uma garrafa em casa) acabei comprando uma caixa para deitar, mas as lombrigas já tinham se ouriçado...
Enfim, juntei a fome com a vontade de beber, e tive como resultado aquelas felizes ocasiões em que a harmonização do vinho com a comida atinge o ápice! A maciez e o defumadinho da carne tenra e o cremosinho da manteiga e do parmesão do risoto combinaram perfeitamente com o corpo e a tipicidade do bordeaux, este aqui sem exagero na tosta do carvalho e com um toque apimentado bem gostoso acompanhando os aromas de frutas pretas.
Só fiquei com pena da patroa que, grávida, não está bebendo... Em compensação, lavei a louça.
Au revoir, santé!

2 comentários:

  1. Prezado Carlos Eduardo,

    Confesso que fiquei com água na boca com a foto e a descrição do prato, me deu uma vontade imensa de fazer um desses em casa.

    Bela dica de harmonização, clássico francês sem dúvida!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Victor, sua harmonização também deve ter sido bem exitosa, ainda bem que ainda tenho umas garrafas deste bordeauzinho para experimentar, acho que ele ainda tem chão para amadurecer...
      Abraços,

      Excluir

Já que você suportou ler até aqui, por favor deixe sua impressão, comentário, sugestão, palpite, imprecação...