sábado, 16 de junho de 2012

Bourgogne Hautes-Côtes de Nuits - Domaine Nudant

Salut, mes amis!
Esse aí eu tomei numa noite dessas aqui em casa, afinal eu já o tinha comprado há algum tempo na Cave Jado e depois, na Expovinis, tive a oportunidade de degustá-lo. Estava ansioso para abrir uma garrafa e tomar no aconchego do lar, com toda paciência e contemplação que uma boa garrafa de mosto fermentado de uvas frescas e sãs merece.
Este é um borgonha regional feito pelo Domaine Nudant, em Ladoix-Serigny, pertinho de Beaune, com pinot noir proveniente das Hautes-Côtes de Nuits, a porção de terra mais elevada nas encostas da Côte d'Or, entre Beuane e Dijon. Para este vinho, as uvas vem preferencialmente de Meuilley, pertinho de Nuits-St. Georges, lugar de solo argilo-calcário, com boa exposição sudeste. Safra 2009.
O vinho tem uma bela, brilhante e clara cor granada, sedosa e apetitosa! Tem aromas de frutas vermelhas e um toquezinho de especiarias, e na boca demonstra taninos bem finos e uma textura muito sedosa, confirmando as notas de morango e cereja no retrogosto. Muito bom vinho, com estrutura para ficar deitado por mais algum tempo. Este eu tomei acompanhando uma pizza de cogumelos - borgonha sempre vai bem com cogumelos, assim como outros pratos típicos da região, como carne em molho, queijos não muito curados...
Pena que o preço é salgado, mas se tratando de borgonhas, não temos muitas opções abaixo dos R$123 que este vale na Cave Jado - não com esta qualidade.
Santé! Et au revoir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já que você suportou ler até aqui, por favor deixe sua impressão, comentário, sugestão, palpite, imprecação...