domingo, 10 de junho de 2012

Pont de Gassac 2010

Salut, mes amis!
Esse aí debaixo eu tomei neste último final de semana, curtindo um friozinho daqueles lá em Campos do Jordão. Estávamos com aquela  preguicinha de sair de casa, então preparamos um risoto, umas costeletas de cordeiro e eu abri o bonito aí, afinal um vinhozinho do Languedoc parecia o mais adequado para a peleja.
É um vin de pays d'Hérault, produzido por um dos mais famosos "domaines" do sul do França, o Mas de Daumas Gassac, chamado "Pont de Gassac", o segundo vinho da casa. Esta propriedade e seu proprietário são famosos há algum tempo, e tem gente que diz que seu primeiro vinho é o único "grand cru" do sudoeste francês. Aimé Guibert, o dono, um tiozinho ranheta porém simpático que ficou conhecido no documentário "Mondovino", de Johnatan Nossiter, ralhando contra a recente "elitização" dos vinhedos da região, cada vez mais disputados por estrelas do cinema e multinacionais que pouco se interressam em manter as características do terroir - e preferem fazer um vinho globalizado - ao contrário de pequenos produtores como ele, que desde que se associou com o professor Émile Peynaud, da Universidade de Bordeaux (um dos pioneiros da enologia), começou a demostrar que a região era capaz de produzir grandes vinhos.
Bom, voltando ao assunto, o vinho em questão apresenta uma bela e profuda cor púrpura e me surpreendeu pela maciez - por se tratar de um corte de cabernet sauvignon, merlot e syrah, além de ter estagiado em carvalho, eu esperava um vinho mais tânico e raçudo, mas o que se destacou a princípio foi a doçura e a fruta abundante - ameixa, amora e um fundinho terroso; mas não deixa de ser um vinho equilibrado e fez boa frente ao prato de cordeiro e risoto de cogumelos. Uma boa pedida para quem gosta de vinho frutado mas não enjoativo como uns sul-americanos que a gente vive bebendo por aí. Atualmente custa R$99 na Mistral.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já que você suportou ler até aqui, por favor deixe sua impressão, comentário, sugestão, palpite, imprecação...