quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Morandé Terrarum Reserva cabernet sauvignon 2006

Salut, mes amis!
Hoje eu e a patroa saímos do trabalho inspirados para fazer um jantarzinho gostoso e como íamos passar perto do mercado do meu amigo Ivan, me veio a idéia de passar lá para comprar um carrezinho (uma das minhas carnes prediletas), mas desta vez acompanhado de um risoto de funghi secchi, que já tínhamos em casa.
Lá chegando, resolvi escolher um cabernet para preparar e acompanhar o prato e consultando meu Velvet Wine lembrei que tinha esta garrafa da Viña Morandé que devia estar no ponto.
Coloquei o funghi para hidratar num pouco do vinho e fui preparar a carne na churrasqueira, como também um molhinho chimi-churri com redução de balsâmico. Enquanto isso, a patroa prosseguia com o risoto.
O vinho demonstrou uma cor rubi muito profunda com uns reflexos granada, já aparentando certa evolução. Estava um pouco fechado a princípio, mas abriu demonstrando frutas vermelhas, ameixa, vegetal, tabaco e baunilha sem exagero. Na boca os taninos mostraram-se bem macios, com uma ótima acidez e álcool (14%) bem equilibrado. Mostrou um pouquinho de amargor no final, marcando o aspecto vegetal, mas não chegou a incomodar, pelo contrário, me lembrou uns toscanos com CS que já tomei, bem como uns chianti reserva que tem essa peculiaridade. Talvez não estivesse tão "macio" e demonstrando tanta fruta porque já tem 6 anos...
Confesso que os chilenos que eu tomo não são de alto nível, mas este vinho me surpreendeu pela boa acidez e pelo equilíbrio, geralmente experimento chilenos que ou tem álcool demais, ou taninos demais, e sempre tem fruta demais...
De fato, este Morandé harmonizou muito bem com este prato (tomei quase a garrafa toda) embora não seja um grande vinho. É sempre difícil tentar mensurar, bem porque me faltam elementos técnicos para dar uma "nota", mas este ficaria, digamos, com 85-86, 3 de 5 estrelas, conceito "bom", ou algo parecido. Custa R$53,00 na Imigrantes Bebidas.
Agora, o risoto da patroa, este é 10, nota 10!
Au revoir! Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já que você suportou ler até aqui, por favor deixe sua impressão, comentário, sugestão, palpite, imprecação...