sexta-feira, 26 de abril de 2013

Crémant du Loire Rosé Château d'Avrillé

Salut les amis!
Eis que desarrolhei a segunda garrafa do kit do "Les Amis de Jean Claude", grupo de vinhos do Jean Claude Cara. Sobre o outro vinho já degustado, escrevi este outro post: Initiales Blanc 2010 Domaine Rotier.
Localizado na bela região do vale do Loire, às margens do antigo caminho romano que liga Angers a Poitiers, perto de Anjou, este château só passou a praticar a viticultura no final da década de 30, com 17ha de vinhas. Hoje já são mais de 200ha plantados, e sob o comando da terceira geração da família Boitteau, produz vinhos tintos, brancos secos e doces, rosés e efervecentes (crémants).
Feito com pinot nir e grolleau, uva carcterística dos rosés d'Anjou, este espumante tem uma bela cor salmão, perlage fina e persistente. Possui aromas de frutas vermelhas frescas e demonstra muito frescor - embora tenha um pouco de corpo - textura macia e final prolongado. De acordo com a sugestão de harmonização do Jean Claude, preparei uma pannacotta au coulis de frutas vermelhas, que casou muito bem com o vinho. Contudo, acho que este crémant é um belo coringa que consegue acompanhar toda uma refeição, do aperitivo à sobremesa. Vale muito a pena ter umas garrafas em casa.


Santé!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já que você suportou ler até aqui, por favor deixe sua impressão, comentário, sugestão, palpite, imprecação...