domingo, 23 de junho de 2013

Château Haut Monplaisir Cahors 2010

Salut les amis!
Hoje provei este vinho proveniente de Cahors, sudoeste francês, elaborado com uvas malbec. Aliás, essa apelação exige que os tintos sejam varietais de malbec, com uma porcentagem mínima de 85% desta cepa.
O malbec francês é diferente daquele argentino que estamos acostumados a beber por aqui. O primeiro ataque no nariz também é o frutado, com predominância de groselha preta, um pouco de ameixa, violeta, mas em seguida vem aromas que fazem lembrar um pouco o cabernet franc: pimentão vermelho, especiarias e alcaçuz. Mas a principal diferença está na boca: não é assim um vinho tão fácil de beber como os hermanos fazem, e isso sinceramente me agrada. Já havia provado 2 ou 3 outros Cahors e a característica mais marcante em comum em todos eles é a acidez muito boa, que harmoniza perfeitamente com a estrutura de taninos menos maduros, mais rústicos e marcantes. A fruta também aparece bem, dando ótimo equilíbrio ao conjunto. Este aqui não aparenta élévage em carvalho.
Denso e estruturado, um pouco mais "duro" ou "rugoso" na boca, mas muito bem equilibrado - passível a um bom envelhecimento, quando deve mostrar uma complexidade ainda maior. Muito bom vinho, que harmonizou muito bem com um prato típico da região de sua procedência: o cassoulet. Me fez lembrar de boas refeições que fiz quando estive em Carcassonne, acompanhadas das boas apelações locais de vinhos tão densos e profundos quanto o Cahors, das quais já falei há algum tempo neste post: Languedoc-Roussillon, Sud de France: Uma Terra Apaixonante.
À la prochaine!

2 comentários:

  1. Oi, Carlos!
    Se tiver um tempinho, por favor, adicione um ".br" ao final do link pro meu blog, deixando "loucoporvinhos.blogspot.com.br". O Blogger bagunçou completamente meu endereço, ora redireciona, ora não. Tô pensando até em um domínio próprio. Obrigado!
    Vitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, desculpa pela demora na resposta... Na "minha lista de blogs" está funcionando... OK?
      Abraços,

      Excluir

Já que você suportou ler até aqui, por favor deixe sua impressão, comentário, sugestão, palpite, imprecação...