sexta-feira, 14 de junho de 2013

Château Le Pape l'Excellence 2008

Salut les amis!
Experimentei mais um vinho por indicação do grupo "Les Amis de Jean Claude", este bonito aí de cima. 
Elaborado pelo Château Le Pape, um petit château de 6ha na região de Pessac-Léognan, vizinho do cru classé Haut Bailly, que recentemente adquiriu seus vinhedos. Está mais para o sul, mais para Léognan, do que para Pessac, pertinho de Bordeaux, onde fica seu quase homônimo e mais célebre Château Pape Clement. Produção média de 18.000 garrafas/ano, envelhecido 50% em barricas novas, corte de aproximadamente 70% merlot e 30% cabernet sauvignon.
De uma cor rubi bem profunda ainda sem denotar sinais de evolução, com muitas lágrimas rápidas e coloridas. Nariz a princípio frutado, de frutas do bosque frescas e ameixa, abre mais  para fruta negra, cassis, amora, um tracinho vegetal, especiaria doce, canela, e baunilha. Na boca confirma a fruta, tem taninos na medida, boa acidez, corpo médio, é redondo e elegante, deixa um final prolongado.
Quando se fala da margem esquerda de Bordeaux, se espera algo mais austero, mas esse não é o caso - a presença da merlot deixa o palato bem aveludado, fazendo deste um vinho franco, que já é ótimo para beber agora mas acho que ainda tem tudo para envelhecer bem.
Sendo um vinho que clama por comida, harmonizou perfeitamente com costeletas de cordeiro e cogumelos salteados.
Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já que você suportou ler até aqui, por favor deixe sua impressão, comentário, sugestão, palpite, imprecação...