quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Côtes du Rhône blanc Domaine Roche-Audran

Salut les amis!
Hoje resolvi provar o risoto de abóbora e gorgonzola que a Alessandra inventou com este vinho, que o Didier do Emporio Mundo encaminhou junto com os vinhos do Château des Villars Fontaine do kit do grupo dos Les Amis do Jean Claude Cara. Da ultima vez que ela fez este risoto, harmonizamos com um jurançon doce, posto que ela acrescentou um pouco de mel à receita e na ocasião o casamento foi divino. Para acompanhar este vinho seco, resolvi então fazer umas adaptações, retirando o mel e substituindo parte do gorgonzola por chèvre, o que se mostrou providencial.
O vinho, corte de grenache blanc com viognier, tem uma cor amarela clara muito límpida e brilhante com lágrimas densas. Nariz de frutas brancas, pêssego, marmelo, lichia, muito floral e herbáceo, um fundinho lácteo; e eu, que não conhecia muito bem brancos do Rhône, lembrei um pouco dos torrontés argentinos, o que me fez esperar algum peso, muita fruta e doçura na boca. Pelo contrário, na boca tem corpo médio e ótima acidez e se foi criado em barrica só se percebe por esta característica láctea, que lembra iogurte; o herbáceo se abre em erva-doce e algo mais verde, tipo capim limão (!?). Enfim, é um vinho muito aromático, bem equilibrado e de final persistente, um belo vinho.
Belo trabalho que o pessoal do Emporio Mundo lá de Florianópolis tem feito, sorte a eles e que continuem trazendo estes achados pro Brasil!


Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já que você suportou ler até aqui, por favor deixe sua impressão, comentário, sugestão, palpite, imprecação...