terça-feira, 15 de outubro de 2013

Château Labadie Gombaud Médoc 2010

Salut les amis!
Surpreendente é o mínimo que se pode falar desse grand vin de Bordeaux importado pelo Emporio Mundo através do grupo de Les Amis de Jean Claude.
Corte de merlot, cabernet sauvignon e cabernet franc, ao servi-lo na taça já pensei num chiste a fazer com os amigos Didier e Jean Claude: "vocês agora importam vinho do Novo Mundo?" - zombaria eu.
Só que não!!!
A cor densa e o primeiro nariz frutado, adocicado, enganam demais, porque depois da primeira volta do líquido na boca os aromas explodem (fruta negra madura, geleia, ameixa seca, depois especiarias), os taninos - finos - se apresentam, a acidez implora por um novo gole e o final, com um toque especiado, apimentado, faz um delicioso e elegante contraponto com a doçura da fruta e dos 14% de álcool. 
É produzido em Bégadan, comuna do baixo Médoc, próxima ao estuário do Gironde - região que recebe maior influência atlântica e que produz vinhos um pouco mais rústicos, segundo Hugh Johnson em seu Atlas Mundial, que nas apelações mais ao sul, de onde saem os Crus Classés da margem esquerda.
Vendido no site da importadora a R$100, eu considero uma boa relação preço/prazer.
E ao contrário dos vinhos alcoólicos e concentrados principalmente encontrados deste lado do Atlântico, é fácil enxugar uma garrafa deste Labadie Gombaud - e depois escrever uma resenha sobre ele bem alegre!!!


Santé! À la prochaine!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já que você suportou ler até aqui, por favor deixe sua impressão, comentário, sugestão, palpite, imprecação...