sábado, 26 de outubro de 2013

Conheça o Château des Villars-Fontaine - um porto seguro da tradição na Bourgogne

Salut, les amis!
Este château é mesmo algo de muito especial na Bourgogne. Conheci sua história através do amigo Jean Claude Cara, do Éléphant Rouge. É propriedade de M. Bernard Hudelot, um verdadeiro estudioso e purista na arte de fazer vinho. Na região este senhor é um guardião da tradição dos vinhos de longue garde, como dizem por lá, que são os vinhos de grande extração, longa maturação, que precisam de muito tempo em barril e garrafa para serem arredondados, mas que preservam todas as boas propriedades relacionadas à saúde humana no consumo do vinho. M. Hudelot já desenvolveu e publicou muitos estudos sobre o assunto vinho & saúde, e para manter seu château produzindo vinhos dentro desta antiga e saudável tradição, elaborou um processo de divisão dos seus vinhedos em sociedades agrícolas, através das quais os amantes de vinho podem comprar cotas e tornarem-se "vignerons du couer", ou seja, "vinhateiros do coração". Desta maneira o château vende seus vinhos en primeur para os associados e não precisa recorrer aos financiamentos e à pressão dos bancos, como a maioria dos produtores locais, visto que o tempo de retorno para o investimento em vins de garde é mais longo.
É uma história magnífica que você pode conhecer um pouco mais assistindo ao vídeo abaixo (se o seu dispositivo não abre janelas em flash, clique neste link).

                                        

Com certeza estarei presente nesta visita que M. Hudelot fará ao Brasil ainda em 2.013, e assim que possível vou visitar o Château de Vilars Fontaine, afinal já estou com saudades daquele pedaço de paraíso na terra que é a Bourgogne.
E em breve postarei aqui no blog algumas impressões sobre os ótimos vinhos de Villars-Fontaine que já tive o prazer de provar.
Santé! Au revoir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já que você suportou ler até aqui, por favor deixe sua impressão, comentário, sugestão, palpite, imprecação...