segunda-feira, 7 de julho de 2014

Diário de Viagem - Dia 8 - Beaune - Um passeio pela Côte d'Or

Salut les amis!
Domingão na Bourgogne, interior da França, tudo fechado... Fazer o quê? Pegar o carro, rodar pelos vinhedos e aproveitar as reservas para os ótimos restaurantes que tínhamos para o dia.
Saímos do hotel em Beaune por volta das 9h30 com destino à Fixin, sentido Dijon, talvez o village mais ao norte da Côte d'Or (na verdade é o penúltimo, Marsannay fica ainda mais "pra cima"). Minha idéia era voltar de lá até Puligny-Montrachet, ao sul de Beaune, se embrenhando nos vinhedos. O trajeto pela estrada regional, a D974, tem pouco mais de 40km e pode ser feito em torno de uma hora, mas pela Route des Grands Crus, que corta os vinhedos e passa muitas vezes por dentro dos villages, demora bem mais do que isso. Ainda mais porque é irresistível parar muitas vezes para apreciar a paisagem e registrar tudo em fotografias, algumas das quais eu compartilho abaixo...




























































Mas, devido ao adiantado da hora, de Aloxe-Corton pegamos a D974 e fomos direto para Puligny-Montrachet, onde tínhamos reserva no Le Montrachet, ótimo restaurante do hotel homônimo. Um lugar discreto e muito elegante, com ótimos menus e uma carta de vinhos infindável! Pedi um Chassagne-Montrachet Marc Morey 1er Cru "Les Vergers" 2007, pois o prato principal era um etéreo filé de peixe com risotto de aspargos cobertos por uma tuille de nero di sepia, um prato magnífico! O vinho, de um amarelo dourado límpido, tem aromas de pêra e frutas secas e está ainda muito fresco e mineral na boca, com um final mesmo um pouco cítrico, delicioso.  Magnífica também era a sobremesa, um gâteau de chocolate e menta acompanhado de um delicioso sorvete de baunilha regado com um inusitado azeite de oliva! Também foram servidas ótimas gourmandises, como um docinho de cassis, macarron de framboesa e caramel au beurre salé, que foram saboreadas com o café.









E depois deste belíssimo almoço até que bateu uma preguicinha... Mas precisávamos concluir nosso passeio pela Côte de Beaune à tarde... (e isso é assunto para o próximo post).
À bientôt! Santé!