sábado, 24 de janeiro de 2015

Pouilly-Fumé "Le Troncsec" Joseph Mellot 2012

Salut les amis!
Já vai um bom tempo que não escrevo aqui no blog, mas esse vinho em especial me despertou a vontade de compartilhar!

Ótimo sauvignon com aromas minerais, cítricos, de maçã verde, frutas tropicais como manga e maracujá e relva molhada. Harmonizou muito bem com um arroz de nero di sepia e robalo ao vapor com molho cremoso, que eu mesmo preparei aqui em casa. O caráter mineral do vinho casou com o marinho do prato e o sabor residual frutado com um pouquinho de doçura e a ótima acidez combinou perfeitamente com a cremosidade. 
É produzido pelo domaine Joseph Mellot em Saint Laurent l'Abbaye, na região de Pouilly-Fumé, no vale do Loire (não confundir com Pouilly-Fuissé, vinho feito com chardonnay na região de mesmo nome, no Mâconnais, no sul da Bourgogne).
É importado para o Brasil pelo Empório Mundo, custa R$160,00.
Tenho aqui em casa um exemplar de um Sancerre do mesmo produtor, e estou me coçando para prová-lo... Só falta decidir o que vou preparar para acompanhar!
Au revoir! Santé!







6 comentários:

  1. Um belo produtor, os solos de silex propiciam belíssimas notas minerais. Eu particularmente gosto bastante dos menetou salon e esse mellot tem um muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não provei o menetou-salon. Valeu a dica, vou experimentar!

      Excluir
  2. Muito boa harmonização! Tenho certeza que irá gostar do Sancerre também! Depois posta aqui o prato que fará para acompanhar! Vc já provou o Reuilly Rosé que o Empório Mundo traz também? É excelente e combina bastante com os dias mais quentes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Clara!
      Sabe... Outro dia preparei moules à la crème lá na praia, só lamentei porque não tinha um Sancerre à mão para testar a harmonização. Acho que cairia super-bem, não?
      Obrigado por deixar seus comentários, vou aceitar sua dica e experimentar o rosé quando fizer minha próxima compra no Emporio Mundo!
      Santé!

      Excluir
  3. PS.: Vale a pena conhecer um pouco mais sobre a família Mellot no vídeo postado na página FB do Empório Mundo ;)

    ResponderExcluir
  4. PS.: Vale a pena conhecer um pouco mais sobre a família Mellot no vídeo postado na página FB do Empório Mundo ;)

    ResponderExcluir

Já que você suportou ler até aqui, por favor deixe sua impressão, comentário, sugestão, palpite, imprecação...